gestão pedagógica

A importância da gestão pedagógica na administração escolar

São muitos os desafios vividos pelas instituições de ensino atualmente, em várias áreas. Entretanto, são também diversos os recursos que a gestão escolar tem à mão para superar todos eles, destacando-se entre as demais.

Nesse cenário, a gestão pedagógica tem um papel fundamental: é por meio do conhecimento de tudo o que envolve a educação e das formas mais adequadas de conduzi-la que se consegue alcançar resultados incríveis!

Nos dias de hoje, em que as transformações e os avanços se fazem ainda mais intensos, os profissionais à frente de importantes decisões precisam estar atentos para colocar tudo o que sabem em prática da melhor maneira possível.

Neste artigo, vamos tratar da importância da gestão pedagógica e de como ela é uma ferramenta relevante para a administração escolar!

O importante lugar da gestão pedagógica

A direção de uma escola inclui tanto a gestão financeira e administrativa, quanto a gestão pedagógica. 

É claro que a instituição de ensino precisa ter seu patrimônio protegido, seus contratos de trabalho organizados e seu caixa em dia, mas se a direção gastar todo o tempo apenas em questões administrativas, então terá grandes problemas com a qualidade do ensino que oferece.

Mais que vender um produto, uma escola tem uma missão que é educar. Sem profissionais que realmente entendam como ensinar e quais ferramentas devem ser utilizadas, pouco adiantará saber gerir bem números financeiros e documentações diversas.

A gestão pedagógica é o coração da administração de uma escola.

Vale lembrar que os responsáveis pelas crianças e adolescentes e até mesmo os próprios alunos também estão de olho na qualidade da gestão pedagógica. Eles desejam o acesso a métodos de ensino acertados, capazes de gerar resultados bons e diferenciados. 

Além disso, também aspiram por uma escola moderna e eficaz, que faz uso de recursos que a ajudam a ser um local que vai muito além do básico cotidiano. Uma escola que  esteja atenta às mudanças globais, políticas, tecnológicas e que ajude os seus alunos a compreender e cuidar do mundo a qual habitam. 

Como se destacar na gestão pedagógica?

Há diversas ações que podem ser pensadas no âmbito da gestão pedagógica. Elas envolvem desde a aplicação prática do conhecimento adquirido pelo profissional ao longo de sua carreira até a utilização de tecnologias que facilitam e aprimoram o dia a dia. Separamos algumas delas abaixo!

Garanta um bom currículo

Os gestores devem levar em conta a importância de um bom currículo para que a escola realmente seja capaz de oferecer um ensino relevante e atualizado. Entre os fatores a se atentar aqui, um deles é a adequação da instituição de ensino às diretrizes educacionais que precisam estar presentes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O currículo é um dos primeiros fatores analisados pelos responsáveis pelas crianças e adolescentes ao optarem por um local em detrimento de outro. Trata-se de algo bastante estratégico e que deve ser elaborado com atenção e cuidado, sob pena de a instituição de ensino ter uma série de prejuízos se não o fizer. Lembre-se: a boa captação de alunos é fundamental.

Escolha bem o material didático

Por mais que a escola conte com excelentes professores, isso não é sinônimo de um bom ensino se o material didático não acompanhar a eficiência e o potencial do corpo docente.

Por isso, é de suma importância contar com um conteúdo de primeira, selecionado com base em um bom conhecimento pedagógico e das demandas educacionais que se tem atualmente. Boas pesquisas são essenciais diante de tudo isso.

Invista em formação continuada dos professores

As informações são cada vez mais velozes. O que era uma grande descoberta ontem, daqui a dois meses pode parecer algo antigo. Diante da agilidade comunicacional que se tem atualmente, para a escola não ficar para trás, é imprescindível que os professores estejam muito bem atualizados.

Para se chegar até esse resultado, a gestão escolar deve elaborar todo um planejamento estratégico que envolva a formação continuada do corpo docente. É importante separar dias no calendário para fornecer cursos que contribuam com a capacitação dos profissionais.

Atenção ao nivelamento dos estudantes

A pedagogia moderna aponta sempre para as particularidades de cada estudante. Ao contrário de uma visão que se tinha antigamente – de que todos eram capazes de absorver o mesmo conteúdo, transmitido da mesma forma – hoje se entende que as singularidades de cada um precisam ser respeitadas.

Nesse cenário, alguns alunos podem apresentar notas mais elevadas do que os outros, o que não significa maior ou menor potencial, mas a necessidade de ações focadas. Quando o gestor percebe isso, é relevante que pense em formas diferenciadas para auxiliar aqueles que não estão demonstrando um bom desempenho, para que consigam acompanhar o restante da turma.

Analise os resultados

A pedagogia trabalha com muitas questões subjetivas relevantes, mas também não pode se esquecer das objetivas. Uma delas é a análise de resultados expressos em números. Ao aplicar as diferentes ações propostas neste artigo, o gestor deve também observar os retornos para continuar em um bom caminho ou mesmo rever a rota quando for preciso.

Tomar nota de tudo é essencial nesse processo. Só assim os educadores terão a real dimensão do que está ocorrendo e a oportunidade de mensurar, com precisão, todos os dados importantes para a escola.

A tecnologia é uma aliada de peso diante dessa realidade, uma vez que oferece ferramentas capazes de organizar uma série de informações de maneira rápida e eficaz, bem armazenadas e disponibilizadas.

Escolha um bom sistema de gestão escolar

Você já entendeu que tecnologia tem um papel importante para a gestão pedagógica e para a tomada de boas decisões, então é importante saber que uma ferramenta que se encaixa perfeitamente nessas perspectivas é o Enterprise Resource Planning (ERP) .

Por meio desse software, que reúne uma série de dados e informações da escola em um só local, é possível ter acesso a todos os números importantes que envolvem o dia a dia do lugar.

O ERP armazena os mais diferentes tipos de informações que permeiam a vida escolar dos alunos, professores e dos demais colaboradores, além daquelas relacionadas às finanças, às compras realizadas pela instituição, entre outras.

Por meio dessa ferramenta, o gestor escolar consegue acompanhar vários indicadores que irão ajudá-lo a entender as reais necessidades do local e a agir da melhor maneira possível. Com isso, todos os envolvidos só têm a ganhar!

A pedagogia nas escolas foi, é e sempre será uma das principais responsáveis por uma educação de qualidade e pela realização de ótimas escolhas, que levarão a instituição de ensino a obter excelentes resultados. Nesse cenário, está incluída a seleção de boas e importantes ferramentas tecnológicas, como o ERP AIX.