avaliação de aprendizagem

Como a avaliação de aprendizagem ajuda a engajar e a reter alunos?

A avaliação de aprendizagem, que é diferente da avaliação de conteúdo, pois a avaliação de aprendizagem tem como objetivo avaliar o engajamento, envolvimento, evolução, dúvidas e todo o processo enfrentado pelo aluno durante o ciclo de ensino,  quando bem feita, gera uma série de benefícios tanto para os alunos quanto para os professores e para a instituição de ensino que a aplica. 

Uma boa gestão escolar prevê o acompanhamento constante dos estudantes e a compreensão dos desafios que eles têm de enfrentar, assim como a identificação de seus talentos e pontos fortes.

Além disso, em uma realidade em que a pandemia da Covid-19 impôs o ensino remoto, a avaliação tem um papel ainda mais importante. Por meio dela é possível não só entender o que, de fato, está se passando com os alunos à distância, mas também engajá-los e estimulá-los a buscar mais conhecimento.

Entenda, neste artigo, por que a avaliação de aprendizagem é tão relevante, por que ela deve ser constante e de que forma a tecnologia ajuda em todo esse processo!

Por que a avaliação de aprendizagem é tão importante?

Quando se tem uma visão aguçada em relação à avaliação de aprendizagem, ela se mostra bastante eficaz para a formação dos estudantes.

Ao levar em conta não somente as notas das provas, que seria avaliação de conteúdo, mas também o que elas querem dizer, o comportamento do aluno, suas contribuições, dificuldades e interações, a gestão escolar tem a oportunidade de buscar novas formas de auxiliar o aluno.

É por meio desta avaliação geral que se tem acesso aos resultados do que está sendo feito e o que pode ser melhorado.

Ajuda a entender as dificuldades e pontos fortes dos alunos

Dessa forma, ao aplicar uma avaliação de aprendizagem e verificar os resultados, a instituição de ensino passa a saber, de fato, quem é aquele estudante e como ele está se desenvolvendo.

Notas medianas ou ruins podem expressar não só dificuldade em alguma matéria, mas também sinalizar algum problema pelo qual o aluno está passando. Assim, será possível  auxiliá-lo inclusive, nesse sentido, com o apoio dos seus responsáveis.

Avaliações excelentes revelam talentos e o que pode ser ainda melhor explorado pelos educadores, para que o estudante seja um destaque ainda maior.

Atua como um estímulo a mais para o estudante

Quando a instituição de ensino transmite a imagem de que a avaliação de aprendizagem é uma amiga, e não uma vilã, os alunos passam a vê-la dessa maneira.

Dessa forma, eles terão vontade de medir o próprio conhecimento, de se desafiarem cada vez mais e de valorizarem suas conquistas e avanços ao longo do tempo.

Qual a importância de a avaliação ser constante nas aulas remotas?

A avaliação de aprendizagem é importante nas mais diversas circunstâncias. No entanto, as aulas remotas, que se tornaram uma realidade mais intensa com a pandemia da Covid-19, trazem com mais força essa relevância. Quando se está distante, é necessário usar ainda mais essa ferramenta como forma de contato com os estudantes.

Fortalece o vínculo entre alunos, professores e instituições

As telas têm sido, em grande parte das escolas pelo País, a única forma de alunos e professores se verem e interagirem. Nesse contexto, a avaliação de aprendizagem é mais um vínculo que se tem entre a comunidade escolar. Todos se voltam para ela, que além de fornecer boas informações, é uma maneira de mostrar que as duas partes estão atuantes e se aplicando, mesmo à distância.

Leva o aluno a buscar conhecimento também em casa

Devem ser propostas várias atividades distintas para que o aluno esteja em constante interação com o ambiente educativo, pois, caso contrário, ele pode se acomodar em algum momento, já que, em casa, tem vários outros estímulos para se desprender dos estudos. Por isso, é de suma importância que as substituir as atividades sejam ainda mais frequentes nesse cenário, para que os alunos permaneçam engajados.

Como a tecnologia ajuda a realizar boas avaliações?

Ao longo do tempo, a tecnologia tem se mostrado uma aliada de peso da gestão escolar. Com as aulas remotas, isso se intensificou, inclusive no que diz respeito às avaliações de aprendizagem. Saiba por qual razão!

Possibilita avaliações mais criativas

Uma plataforma de ensino que tem sido muito utilizada para as aulas à distância é o moodle. Por meio dela, é possível fazer diversas avaliações, como diagnósticas, formativas, comparativas, entre outras.

A gestão escolar e os professores têm acesso a vários recursos que ajudam nesse processo, tornando o resultado mais acertado e criativo.

Fornece um ambiente mais confortável e intuitivo

Além disso, com o uso de uma boa plataforma, como o moodle, os alunos podem desfrutar de um ambiente mais confortável e intuitivo. Isso é de grande valia para que se sintam bem para fazer as atividades e não se entreguem a sentimentos como os de estresse e ansiedade.

Quais os benefícios da avaliação de aprendizagem para a instituição de ensino?

Os estudantes e os professores ganham muito com a avaliação de aprendizagem, mas as instituições de ensino também. As atividades, muitas vezes, a ajudarão a se diferenciar das demais escolas, nas mais diferentes frentes.

Mostra o potencial da escola

Os bons resultados dos alunos refletem que a escola vem conseguindo cumprir o seu papel com maestria, não somente por saber construir conhecimentos com seus alunos, mas por sinalizar que consegue acompanhar os estudantes em diversos desafios e ajudá-los a avançar.

Ajuda a reter alunos

Os responsáveis pelas crianças e adolescentes querem ter a certeza de que os alunos estão verdadeiramente recebendo um bom suporte, que estão aprendendo o conteúdo e que sairão aptos da escola para enfrentar o vestibular e o mercado de trabalho.

Boas avaliações são capazes de mostrar tudo isso, além de evidenciar que a instituição de ensino verdadeiramente se preocupa com os alunos.

Promove o engajamento

Com a certeza de bons resultados, não só os estudantes se sentem mais estimulados a alcançar vitórias, mas os próprios responsáveis por eles se tornam muito mais engajados com a comunidade escolar. Assim, ficam mais participativos e abertos ao local e, ainda, se tornam transmissores de uma boa imagem da instituição de ensino em questão.

A avaliação de aprendizagem, quando vista de forma detalhada e como uma ferramenta de auxílio para o crescimento dos alunos, é capaz de promover uma realidade bastante favorável para todos os envolvidos. A utilização de boas plataformas de ensino, como o moodle, contribuem ainda mais para um excelente retorno.