Prefeitura de Linhares implanta controle de acesso escolar informatizado

Prefeitura de Linhares implanta controle de acesso escolar informatizado

 
Fazer da escola um ambiente seguro, para que pais e responsáveis sintam-se tranquilos com relação à integridade física dos alunos é um dos desafios enfrentados pelo gestor escolar. Este desafio torna-se ainda maior nas escolas públicas, onde às vezes faltam verbas para a implementação de projetos de segurança.

A Prefeitura de Linhares, cidade no estado do Espírito Santo com cerca de 160 mil habitantes, demonstrou seu compromisso com a segurança nas escolas investindo em um moderno controle de acesso escolar informatizado.

Como funciona

Catracas eletrônicas instaladas nas portarias das escolas restringem o acesso a pessoas previamente autorizadas. Alunos e funcionários possuem uma carteirinha de identificação, equipada com chip, que permite o acesso ao ambiente interno da escola nos horários de aula. Os visitantes são identificados e direcionados a outra portaria para serem atendidos em ambiente separado do espaço onde ficam os alunos.

Benefícios alcançados

Com o sistema, a direção das escolas passou a ter o registro do horário em que cada aluno entra e sai da escola, além de um controle das demais pessoas que chegam na escola, incluindo funcionários e visitantes.

Além de melhorar a segurança nas escolas o novo controle de acesso auxilia no cumprimento da lei 10.287/2001, que exige que, em caso de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, autoridades, pais ou responsáveis sejam informados.

Outro ganho foi com relação ao controle da quantidade de merenda necessária. Com os relatórios extraídos do sistema de controle de acesso, é possível saber quantos alunos compareceram na escola e qual a quantidade de alimentos deverá ser produzida.

Em uma das escolas da rede foi produzido um vídeo com depoimentos da direção, pais, alunos e o secretário de educação.

A solução adotada pela Prefeitura de Linhares é um dos módulos do Portal de Gestão Educacional Pública, sistema de gestão escolar desenvolvido pela AIX Sistemas que funciona integrado a vários modelos de catraca eletrônica.
Quer saber mais sobre o módulo de controle de acesso escolar da AIX Sistemas? Clique aqui!

E você acredita que a utilização de catracas nas escolas contribui para melhorar a segurança?  Compartilhe sua opinião e  experiências nos comentários e auxilie outros gestores a melhorarem seus processos.

Related Post

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão
Fique à vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *