dashboard gestão escolar

Como o dashboard ajuda na gestão escolar

São vários os recursos tecnológicos que otimizam a gestão escolar e tornam o dia a dia mais harmônico e eficiente. Entre eles está a presença marcante do dashboard, que é essencial para se aprofundar nas questões da rotina da instituição de ensino e para ajudar a direção a focar no que verdadeiramente é preciso. 

Para tomar decisões acertadas, o acesso fácil e rápido aos dados da instituição é fundamental.

Mas afinal o que, de fato, é essa ferramenta? De que forma ela pode ajudá-lo? Como é possível ter acesso a ela? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo!

O que é um dashboard?

Antes de mais nada, é importante ter em mente o que é o dashboard. Trata-se de uma tela que reúne uma série de informações sobre um determinado negócio. Lá constam números e métricas acerca de vários segmentos de uma instituição. Além disso, também pode conter dados relacionados a um projeto específico, que está em andamento, por exemplo.

Tudo é disposto de maneira clara, visualmente agradável, para uma compreensão mais abrangente. Para isso, em geral, são usados gráficos, indicadores e recursos semelhantes, de forma bastante objetiva e harmoniosa.

Dashboard auxilia a gestão escolar na tomada de decisão

Agora que já está claro do que se trata o dashboard, é importante saber como ele pode auxiliar na gestão escolar. São muitas as vantagens oferecidas por essa ferramenta, e ela é capaz de proporcionar muito mais praticidade para aqueles que a utilizam.

Com os dados claros à sua frente, o gestor consegue saber tudo o que está ocorrendo na instituição de ensino, por meio de um bom acompanhamento dos indicadores. Nesse cenário, com todos os números à mostra, os erros são minimizados – e, em muitos casos, até mesmo excluídos – assim como os problemas provenientes do não domínio do que ocorre no local.

Além disso, o que aparece no painel é caracterizado pela precisão e também pela atualização em tempo real. Dessa maneira, é possível agir rapidamente no momento em que ocorre alguma inconsistência, algum fato mais alarmante, que pede uma atenção especial.

Nesse cenário, o dashboard permite até mesmo com que algumas tendências contrárias sejam antecipadas e, com isso, melhor trabalhadas.

Outro aspecto importante é que, se for da escolha da direção, toda a equipe pode ter acesso ao painel. Dessa forma, há uma integração maior entre o time, aumentando o engajamento e aperfeiçoando a comunicação.  Os colaboradores têm a oportunidade de acompanhar diversos dados, andamento de projetos, entre outras informações relevantes.

Quais informações devem constar?

Estamos falando da praticidade e organização que um dashboard traz, mas você sabe quais são as informações disponibilizadas nesse painel de gestão? O dashboard pode conter uma série de dados que são importantes para um negócio.

No caso das instituições de ensino, por exemplo, pode-se verificar números relativos à inadimplência, ao controle de gastos e de recebimentos, à frequência dos estudantes, taxa de evasão, índice de retenção, satisfação de todos os envolvidos, desde alunos, passando pelos seus responsáveis até os próprios colaboradores, entre outros.

A importância do dashboard para cada setor

Tendo em vista todas as possibilidades oferecidas pelo dashboard, é interessante perceber como elas fazem a diferença para cada segmento da instituição, como o administrativo, comercial, financeiro, acadêmico, entre outros.

O setor administrativo, por exemplo, pode gerir melhor os documentos pertinentes à sua área. Dessa forma, consegue ter um controle mais eficiente, por exemplo, das matrículas realizadas, das informações de novos alunos e das transferências. Além disso, não se perderá em meio a um volume grande de informações, justamente por tê-las disponibilizadas de forma clara e alinhada.

O comercial, por sua vez, terá acesso a dados importantes acerca dos números que envolvem o setor, das pessoas que foram atingidas e posteriormente resultaram em fechamentos de contratos e até mesmo das estratégias que estão sendo ou não eficientes. Com o acompanhamento dos projetos, percebe-se de maneira muito mais transparente o que está se convertendo em bons frutos e o que não é efetivo, proporcionando o foco no lugar certo.

Já o financeiro acompanha tudo aquilo que envolve a sua respectiva rotina. O que efetivamente está ocorrendo, em termos econômicos, na escola? Quanto de dinheiro entrou? Qual quantidade foi investida? Em que, especificamente? Há desperdícios? Essas e outras indagações podem ser respondidas por meio do acompanhamento do dashboard.

Por fim, o setor acadêmico tem a oportunidade de acompanhar com mais eficiência assuntos relacionados ao cotidiano dos alunos. Há algum problema de frequência? Em qual situação ele aparece? Será que é algo relacionado à metodologia da escola ou à alguma aula/professor específicos? E em relação à evasão, quais são os motivos principais?

O acompanhamento de todos esses dados pode ajudar a escola a agir de maneira focada, a entender claramente quais são os gargalos nos mais diferentes setores e a compreender como lidar com eles. Além disso, após diversas ações terem sido tomadas, também há a oportunidade de verificar os seus possíveis resultados para ver se estão ou não dando certo.

Como o ERP AIX se encaixa nesse cenário?

O Enterprise Resource Planning, sigla para ERP (Planejamento de Recursos Corporativos), da AIX é a solução perfeita para as escolas para o controle de dados. Por meio do seu inteligente painel de gestão, a instituição de ensino tem acesso facilitado às várias informações que são do interesse dela, podendo acertar nas decisões e oferecer serviços melhores para todos os envolvidos.

O dashboard é, de fato, um excelente recurso para a gestão escolar. Com esse painel é possível acompanhar em tempo real uma série de informações e indicadores que ajudam a aperfeiçoar as ações diárias e a fazer bons planejamentos, inclusive antecipando tendências negativas.

O ERP AIX conta com um painel de gestão diferenciado, capaz de otimizar os resultados dentro da sua instituição de ensino. Quer saber mais? Fale com os nossos especialistas e descubra como podemos ajudá-lo a implementar uma realidade mais promissora na sua escola.