AIX 30 anos

AIX 30 anos: histórias e compromisso com a educação!

Criada em 16 de Janeiro de 1991, a AIX Sistemas comemora três décadas de muito trabalho e dedicação à tecnologia aplicada no setor educacional. 

Sempre focada na melhoria da gestão do ensino, a empresa se destacou ao longo dos anos oferecendo softwares que automatizam processos e facilitam a vida dos estudantes, dos professores e de toda a equipe das instituições.

Ian Campos Martins, diretor executivo

Ian Campos Martins, diretor executivo

 

 

 

Para o diretor executivo Ian Campos Martins, “os 30 anos da AIX são marcados pelo comprometimento com nossos clientes, para atendê-los no prazo e com a qualidade prometida.” 

 

 

 

 

 

Uma empresa em constante evolução

A tecnologia está sempre evoluindo, trazendo novidades e inovações. Para acompanhar as atualizações, a AIX vem adaptando os produtos  às mais diversas tecnologias de desenvolvimento, comunicação, projetos e infraestrutura. 

Quem conta essa história é o Luciano Márcio, gerente do setor de desenvolvimento que começou como estagiário em 1993 e completou 26 anos na empresa: 

“Eu ainda era um estagiário saindo do Cotemig e sua localização era em uma única sala em um prédio na avenida Brasil. Ao longo do tempo, projetos foram surgindo, clientes, demandas apareceram e foi necessário um novo local e novas equipes.”

Luciano Márcio, gerente de Desenvolvimento

Luciano Márcio, gerente de Desenvolvimento

 

 

“A AIX hoje é uma empresa em constante evolução, seja em processos ou pessoas. As mudanças mais marcantes ao longo desse tempo foram a troca de sede para o atual local, a gestão somente por um sócio em meados de 1998 e a própria evolução do Ian, diretor, como gestor e catalisador da empresa.

Saímos de uma plataforma que muitos não devem nem conhecer, o MS-DOS. Migramos nosso principal aplicativo para plataforma Windows, estudamos desenvolver para Palm-OS, criamos produtos em Java. Hoje desenvolvemos para Mobile dentre outras tecnologias aplicadas.”  

 

 

 

Evolução também na marca 

A identidade visual é como uma porta de entrada e forma de apresentação da empresa. E, claro, ela não poderia ficar de fora dessa evolução. 

A equipe do marketing reuniu alguns logotipos encontrados no acervo da AIX, veja só: 

AIX - Evolução da marca

Para celebrar o aniversário, a logo ganhou uma versão especial de 30 anos que será aplicada nas ações de marketing e comunicação deste período: 

AIX 30 anos

Como estratégia de branding para os próximos anos, a empresa aposta no logotipo mais enxuto, apenas com o termo “AIX”, abandonando o complemento “Sistemas” e o slogan “Tecnologia a favor de educadores e alunos”. 

Reginaldo Rosa, gerente Comercial e Marketing, acredita que:

“Com o passar do tempo, nos tornamos referência no mercado e já é possível associar a marca AIX aos softwares destinados à gestão do ensino. 

A tendência da simplificação é uma realidade no mercado, principalmente na área de tecnologia. A ideia é ter uma marca mais funcional sem deixar de lado a essência da empresa que já foi difundida nesses 30 anos”. 

Muitas histórias que vão além da empresa

Outras marcas também ficaram registradas. Nesse caso, são boas memórias que merecem ser compartilhadas. Nesses 30 anos de empresa, muitos funcionários passaram por aqui e trilharam novos rumos profissionais. Mas os laços de amizade, companheirismo e reconhecimento seguem presentes. 

Confira o relato do Jean Moraes, ex-funcionário que mora no Canadá há 11 anos e começou sua trajetória na AIX:

“A AIX foi a primeira empresa a me proporcionar um trabalho na programação e eu ainda não tinha me formado na universidade.” 

Atualmente, Jean atua como Software Developer na empresa MDF Commerce. 

Jean Morais e sua família

Jean Moraes e sua família

 

“Já falei várias vezes por aqui do meu tempo que passei na AIX e de como foi primordial para mim. Eu era analista desenvolvedor Delphi, fazia a documentação dos requisitos para os módulos a desenvolver, aprovação dos mesmos com o gerente e a direção para depois trabalhar no desenvolvimento deles.

Até hoje colho frutos de meu aprendizado na AIX. Sempre me lembro do meu tempo por aí. Se hoje sou quem sou, devo muito ao meu tempo na AIX, pode não ter sido muito tempo, mas foi a empresa onde eu mais aprendi em muito menos tempo que em outras que fiquei mais tempo.” 

 

 

Uma rotina de trabalho com flexibilidade e muito comprometimento com os clientes 

Atender e superar as expectativas dos clientes são fatores que estão no dia a dia de quem trabalha na empresa. Os desafios são constantes e toda a equipe está sempre envolvida para oferecer o melhor. 

A Camila Diniz, que faz parte da equipe de Implantação e treinamento há 07 anos, diz ficar motivada sempre que entram novos clientes, mesmo durante a pandemia, quando ela começou a trabalhar de maneira remota. 

“São muitas atividades e desafios complexos, que contribuem para o meu crescimento e melhoria como profissional. Agora, trabalhando home office, tenho mais tempo para estudar, cuidar de mim e ficar mais próxima da família.” 

Os novatos também têm muito a contribuir com o crescimento da empresa. Novas oportunidades estão sempre surgindo e a Nicole Gonçalves se interessou pela vaga de Programação em PHP.

“Vi a oportunidade de trabalhar em uma empresa séria, de grande valor para o setor educacional e de grandes responsabilidades.” 

Ela foi contratada nos últimos meses e já está bem familiarizada com o ambiente e as pessoas da empresa: 

“A AIX tem um ambiente tranquilo, ótimo setup de trabalho com pessoas inteligentes e gentis. Fui muito bem recebida pelos colaboradores que conheci, percebi que não é apenas uma empresa e sim um time!”

Creio que tenho muito a aprender com os sistemas e principalmente as pessoas.”

Um futuro próspero e com muita inovação para os próximos anos 

A AIX completa três décadas em um cenário cheio de incertezas provocadas pela pandemia. Apesar disso, foi possível vencer o ano de 2020 com muito esforço e colaboração de todos. 

Hoje a AIX se consolida como uma das maiores empresas de software para gestão escolar com atuação em todo o Brasil e outros países de língua portuguesa.  São mais de 600 instituições atendidas e um nível de satisfação superior a 80%.

O diretor executivo comemora a conquista e agradece a todos os envolvidos:

“O maior aprendizado destes 30 anos foi aprender a ouvir, respeitar opiniões divergentes, valorizar o jeito especial de cada funcionário e cada cliente.  Se consegui chegar a 30 anos da existência de minha empresa, é porque muitos contribuíram e compartilharam de minhas ideias, e a todos agradeço.”

Afinal, essa é a missão da empresa: prover o melhor da tecnologia a favor da Educação.