Dicas de endomarketing dentro das escolas para aumento da produtividade

Toda instituição precisa de medidas para valorizar sua dinâmica interna, com as escolas não é diferente. Por isso, empregar ações de endomarketing nas escolas se prova muito adequado.

Se uma instituição de ensino sofre com alta rotatividade de funcionários e de alunos, é sinal de que há algo errado na empresa.

Nesse contexto, apostar em ações de endomarketing pode salvar a imagem da escola. O foco deve ser demonstrar que este é um ambiente agradável de frequentar e trabalhar.

Nos tópicos a seguir, definiremos o que é endomarketing e mostraremos técnicas de endomarketing pertinentes para escolas.

Endomarketing: o que é?

 

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é o conjunto de ações de marketing destinadas aos funcionários de determinada empresa.

O objetivo principal é construir um clima organizacional agradável para todos os funcionários de acordo com a percepção que eles têm da marca.

Colaboradores com boa percepção do local em que trabalham tendem a executar as tarefas com mais qualidade e motivação, além de se transformarem em disseminadores das mensagens da empresa.

O conceito foi criado por Saul Bekin, especialista em marketing. Segundo ele, toda empresa deseja entregar um produto ou serviço que atende às expectativas do cliente.
Para isso, a equipe precisa estar integrada e sintonizada.

O endomarketing seria o elo de comunicação entre toda a equipe das empresas que privilegiam uma produção coesa e alinhada.

Isso é importante para qualquer empreendimento, seja uma empresa de limpeza, seja uma montadora de carros.

Neste texto, focaremos na integração entre alunos, professores, diretoria e secretaria de escolas.

Os benefícios do endomarketing

Todos nós sabemos a importância de uma boa estratégia de marketing para empresas.
No entanto, o endomarketing ainda não é tão abordado.

Por isso, continue lendo para saber com detalhes alguns dos benefícios do marketing interno.

Melhora da comunicação interna

A aplicação de um endomarketing assertivo traz benefícios importantes para a comunicação interna de uma instituição de ensino.

Criar uma rede social própria, por exemplo, pode otimizar processos e facilitar grandemente a comunicação entre todos os setores da instituição.

Nesse caso, a troca de informações entre a diretoria e o escritório compartilhado da secretaria ganha em agilidade e instantaneidade.

Aumento da retenção de talentos

Um empreendimento bem-sucedido é, acima de tudo, aquele que é valorizado pelos funcionários.

Se a empresa não é um bom lugar para se trabalhar, as chances de haver muitas demissões são grandes.

Entre as maiores justificativas para isso estão:
• Falta de comunicação;
• Falta de oportunidades de crescimento;
• Insatisfação com colegas;
• Más condições de trabalho.

O marketing interno precisa estar sintonizado com as necessidades da equipe.

Dessa forma, é possível identificar quais pontos precisam ser aprimorados e evitar situações desagradáveis.

Não se esqueça de investir em equipamentos de qualidade para seus funcionários.

Desde boas lousas para os professores até gabinete personalizado para a secretaria, é primordial que todos tenham plenas condições de exercer seu trabalho.

Alinhamento dos objetivos

Otimizar a comunicação da equipe também significa garantir que todos os setores estão trabalhando em convergência para os mesmos objetivos.

Se a escola deseja realizar novas matrículas, diretoria, secretaria e corpo docente precisam agir em conjunto.

Com um marketing interno efetivo, é mais fácil transmitir a toda a equipe as atitudes que devem ser tomadas e as ações esperadas de cada um.

Oferecer um curso de liderança para os funcionários, por exemplo, pode ser uma maneira de fomentar a proatividade de cada colaborador.

Aumento da motivação

Quando um professor tem certeza da sua importância na dinâmica produtiva da escola, ele trabalha com mais confiança e mais motivação.

O marketing interno é ideal para criar um clima organizacional que valorize o trabalho em equipe. Uma vez inseridos nesse contexto, os funcionários tendem a se esforçar mais nas suas atividades.

É importante destacar que procurar ouvir as ideias e opiniões de cada profissional é muito importante para que o ambiente seja o mais democrático possível.

Ser ouvido também influencia na autoestima e na motivação de cada indivíduo.

Mais oportunidades de negócio

Se o clima organizacional da escola é agradável, os pais e alunos que a visitam vão perceber isso e mais oportunidades de negócio surgirão.

Boas condições de trabalho se refletem em todos os aspectos de uma instituição, desde a limpeza dos ambientes até a qualidade das aulas.

Para isso, é importante que toda a equipe esteja integrada e investida nas suas respectivas atividades. E, como já dissemos em tópicos anteriores, o marketing interno é muito útil para construir esse clima integrado.

Ações de endomarketing para escolas

Nos tópicos a seguir, você vai saber mais sobre técnicas de endomarketing adequadas para escolas e instituições educacionais, no geral.

Materiais de divulgação interna

Um passo importante em toda empresa é motivar que o funcionário tenha uma boa imagem do negócio para o qual ele colabora.

Distribuir materiais de divulgação para a equipe interna é uma maneira interessante de fazer isso.

Tire fotos de todo o corpo docente em momentos descontraídos, por exemplo. Use-as no material como forma de mostrar que eles são importantes para a escola.

Isso vai dar um senso de comunidade para todos os envolvidos e vai contribuir para que o trabalho flua muito melhor.

Treinamento

Para trabalhar em uma fábrica de plástico injetado, é preciso saber como funciona a empresa e a atividade. Em uma escola, não é diferente.

Invista em treinamentos para garantir que todos os profissionais irão tomar atitudes correspondentes aos princípios da sua escola.

Promova workshops para os diferentes setores do empreendimento que tragam o comportamento esperado de cada um deles.

Isso não deixa de ser uma capacitação necessária para o trabalho que será realizado.

Ações de integração entre funcionários

A rotina de trabalho, invariavelmente, é cansativa. São poucas as oportunidades de se relacionar com os colegas fora do ambiente profissional.

Promover ações de integração entre funcionários é muito importante para que se construa um senso de comunidade.

Confraternizações de fim de ano, comemoração de aniversário ou até mesmo happy hours são algumas possibilidades de integrar a equipe.

Incentivar a convivência entre colegas de trabalho contribui expressivamente para a produtividade.

Oferecer benefícios

Benefícios pontuais contribuem para o bom desempenho do profissional. Um espaço para os professores tomarem café e se alimentarem no intervalo das aulas, por exemplo.

Ter alguma flexibilidade também é um ponto crucial na construção de uma boa relação com a equipe.

Oferecer a possibilidade de os secretários trabalharem no escritório virtual João Pessoa quando for necessário é uma demonstração de cuidado e respeito muito valorizada.

Os benefícios mais comuns em empresas, como vale-refeição, vale-transporte e plano de saúde também não podem ser ignorados, pois são essenciais para a percepção positiva do funcionário sobre a empresa.

Plano de carreira

O profissional precisa ter a certeza de que tem oportunidades de crescer dentro da escola. Cabe aos diretores divulgar um plano de carreira atrativo para reter funcionários.

Converse com os professores para ter certeza de que eles estão satisfeitos com suas posições e descobrir de que forma você pode contribuir para o bem-estar deles.

Invista em capacitação

O ramo educacional está inovando continuamente. Professores precisam se adaptar às novas gerações de alunos para poderem entregar aulas interessantes e completas.

Investir na capacitação dos profissionais é uma ação indicada para garantir a evolução de cada um dos contratados.

Além disso, é uma forma de mostrar que a empresa se importa com seus colaboradores.

A escola pode fazer aluguel de salas comerciais para promover esses cursos em horários alternativos à rotina convencional.

Pesquise a concorrência

Perder um profissional só não é pior do que perder um profissional para o concorrente.
Por isso, estar sempre ciente sobre as ações da concorrência é primordial.

Além disso, é uma forma de assegurar de que seu empreendimento sempre estará à frente dos outros, pois dá uma visão ampla da atuação de outras marcas do ramo.

O ramo da produção de moldes de plástico demanda conhecimento e matéria-prima de qualidade para ser rentável.

No ramo educacional é semelhante, sem professores com boa formação e condições de
trabalho adequadas, não é possível entregar um serviço de qualidade.

Conclusão

À primeira vista, pode parecer contraintuitivo aplicar estratégias de endomarketing em escolas. No entanto, é preciso lembrar que escolas são negócios como quaisquer outros.

As dinâmicas de produção são parecidas, assim como a necessidade de valorizar o funcionário para conseguir o melhor desempenho possível dele.

O endomarketing vem para construir um clima organizacional propício para boa atuação profissional e para carreiras de sucesso.

Pense em estratégias que irão aprimorar a experiência e o desempenho da sua equipe.
Troque ideias com cada um e saiba quais são as ações adotadas pela concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.