Sistema de gestão escolar

6 Dicas para combater a inadimplência com um sistema de gestão escolar

Um dos principais desafios enfrentados pelo gestor escolar é encontrar formas de combater a inadimplência, reduzindo a quantidade de alunos com mensalidades em atraso.

Com um sistema de gestão escolar moderno e integrado, este desafio torna-se mais fácil, automatizando-se processos e trabalhando com informações atualizadas.

Neste artigo, destacamos  6 dicas de como utilizar os recursos do sistema de gestão escolar no combate à inadimplência.

#Dica um – Amplie o acesso ao boleto bancário

Utilize mais de um canal de comunicação para o envio da cobrança ao aluno ou responsável com uma boa antecedência.

Além de postar o boleto nos Correios, disponibilize uma versão em PDF no no Portal do Aluno para que ele possa imprimir, caso não receba a correspondência.

Se possível, notifique-o sobre a emissão do boleto enviando o código de barras por e-mail, SMS ou aplicativo para smartphone.

#Dica dois – Envie lembretes antes do vencimento

Próximo ao vencimento, envie mensagens via aplicativo, SMS e/ou e-mail informando sobre as vantagens do pagamento em dia, como desconto ou a não cobrança de juros.

Para ganhar tempo, utilize mensagens padronizadas e configure seu sistema de gestão escolar para que envie automaticamente as mensagens em datas preestabelecidas.

#Dica três – Mantenha os cadastros atualizados

Esteja atento a correspondências e e-mails que retornam por endereço errado.

Nestes casos, entre em contato por telefone com o aluno ou responsável, atualize a informação no sistema de gestão escolar e reenvie a correspondência ou e-mail.

#Dica quatro – Facilite  o pagamento de títulos em atraso

Disponibilize no Portal do Aluno um recurso para que o devedor consiga gerar uma segunda via do boleto bancário atualizado com juros e multa.

Desta  forma, fica mais fácil para o inadimplente que não terá que ir ao banco nem à instituição de ensino para fazer a quitação.

É importante que seu sistema de gestão escolar seja parametrizado para calcular corretamente os juros e multa e que possa ser definida uma data limite para pagamento desta forma.

#Dica cinco – Comunique-se com os inadimplentes

Crie um processo de envio de mensagens padronizadas para os inadimplentes, baseado na quantidade de dias após o vencimento.

Configure seu sistema de gestão escolar para que as mensagens sejam enviadas automaticamente, via SMS, e-mail ou aplicativo para smartphone.

#Dica seis – Renegocie dívidas

Informe os inadimplentes sobre as possibilidades de renegociação da dívida.

O uso de cheques pré-datados ou cartão de créditos são formas de facilitar o pagamento, porém é importante manter em seu sistema de gestão escolar o registro original do vencimento de cada título negociado, para eventuais processos futuros.

Estas são seis dicas fáceis de serem implementadas , desde que a instituição de ensino utilize um sistema de gestão escolar integrado e com as informações acadêmicas e financeiras atualizadas.

Existem muitas opções de sistema de gestão escolar no mercado.

Caso seu sistema atual não contemple os recursos necessários para a implementação, vale a pena avaliar a possibilidade de troca, considerando o custo X benefícios oferecidos.

eBook - 13 Recursos indisponíveis em um Software de Gestão Escolar

Related Post

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão
Fique à vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *