captação de alunos

É possível investir na captação de alunos em meio à pandemia. Saiba como!

As instituições de ensino viram surgir, de uma hora para outra, uma nova realidade com a pandemia do Coronavírus. Além de terem que se adaptar rapidamente às demandas recentes, que vão desde o ensino remoto integral até o relacionamento virtual com toda a comunidade escolar, ainda precisam pensar constantemente na retenção e captação de alunos.

Nesse contexto, os desafios são vários. No entanto, é possível contorná-los e permanecer com as carteiras devidamente ocupadas. Para isso, é preciso investir em pontos estratégicos e estar sempre atualizado ao chamado novo normal. Neste artigo, falaremos mais sobre como ter ótimos resultados nesse sentido.

Como reter alunos mesmo na pandemia

Primeiramente, é de suma importância que o gestor escolar, em meio à pandemia, não se preocupe apenas com a captação de alunos, mas com a permanência deles. 

Como essa é uma situação totalmente nova para a geração atual, é preciso entender que os pais e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes têm muitas dúvidas e inseguranças, o que também ocorre com os pequenos.

Saber acolher a todos é o primeiro passo para obter retornos positivos. A escola deve estar atenta no que diz respeito ao acompanhamento de cada estudante, mostrar-se preocupada com o aprendizado de cada um e apresentar aos pais, com frequência, o que tem sido feito para que o isolamento social não comprometa a qualidade do trabalho da instituição.

É relevante se lembrar, ainda, da questão econômica. Muitas pessoas tiveram seus orçamentos afetados e, por mais que estejam gostando da atuação da escola, não conseguirão honrar com as mensalidades se não receberem um olhar especial em relação aos seus respectivos valores. Por isso, verifique cada caso e proponha negociações, de acordo com as necessidades individuais.

Por fim, atue de forma que o ensino remoto seja realmente atraente e não simplesmente uma imposição do momento. Invista em recursos que tornem as aulas melhores, tanto do ponto de vista técnico, com o auxílio da tecnologia, quanto no que diz respeito ao conteúdo.

Dicas eficazes para a captação de alunos

Certo, então você seguiu as orientações acima e todos (alunos, responsáveis e colaboradores) estão satisfeitos com a atuação da escola em meio a um momento tão desafiador, que é o da pandemia do Coronavírus. Mas, além de manter os alunos que já existem, é importante que a  instituição de ensino pense também na captação de novos estudantes. Isso é essencial para que continue crescendo e prosperando.

Foi justamente pensando nisso que separamos as dicas abaixo para que você consiga atrair mais alunos e propagar o nome da escola de uma maneira exemplar.

Mostre porque os responsáveis devem optar pela sua escola

O que a sua instituição de ensino tem de diferente das demais? Por que os responsáveis pelas crianças e adolescentes devem escolhê-la em meio a tantas outras? Quais as garantias de que ali os estudantes estarão realmente mais bem preparados e acolhidos em suas necessidades?

Responda honestamente a todas essas perguntas e, posteriormente, divulgue o resultado. Revele às pessoas os diferenciais da sua escola, o que a faz ser o que é e porque pode ser justamente o que as famílias estão procurando.

Esses diferenciais podem envolver desde a metodologia de ensino até a forma como a instituição acompanha os alunos e como lida com as questões e desafios atuais.

Invista em estratégias de marketing digital

Se antes as pessoas já costumavam passar um bom tempo em frente às telas, a pandemia do Coronavírus intensificou esse tipo de comportamento. Mais do que nunca, os indivíduos precisam estar conectados para interagir uns com os outros, para estudar e trabalhar.

Dessa forma, estratégias de marketing no meio online estão ainda mais poderosas. Divulgue a sua escola, utilize as redes sociais para se aproximar do seu público, grave vídeos, enfim, utilize todos os recursos disponíveis para que a sua instituição de ensino seja vista.

Muitas vezes, uma escola é excelente, mas não pensa em ações para que os outros saibam disso. O marketing digital, feito de forma profissional, elimina esse problema e aproxima aqueles que têm interesse no que você tem a dizer e a oferecer. 

Divulgue as histórias de famílias satisfeitas com a escola

O depoimento da escola, mostrando todos os seus diferenciais, é importante e produz ótimos resultados. No entanto, as pessoas buscam ver mais do que isso: elas querem também saber sobre quem tem uma experiência com a instituição de ensino.

É importante que outros pais ou responsáveis apontem porque o local é bom para crianças e adolescentes. Depoimentos dos pequenos, devidamente autorizados, também são relevantes.

Procure por nomes de pessoas participativas, preocupadas com o ensino e que realmente se sentem bem em contar a história delas. Convide-as a darem os seus depoimentos, que devem ser espontâneos e reais. Uma boa dica aqui é falarem acerca de suas inseguranças iniciais e como elas desapareceram com o conhecimento da instituição e o contato com ela.

Esse tipo de ação traz o público mais para perto e o faz entender que não está sozinho em suas dúvidas e buscas. É uma excelente estratégia de captação de alunos.

Leia também: Como transformar alunos interessados em matriculados?

Não abra mão da tecnologia

A tecnologia é uma forte aliada dos mais diferentes segmentos da economia hoje. Por meio dela, as marcas conseguem mostrar seus diferenciais e ainda se tornam mais modernas e competitivas. O mesmo ocorre quando se trata do ambiente escolar.

Softwares de gestão escolar, por exemplo, facilitam o dia a dia de toda a comunidade. Isso porque oferecem recursos como matrículas online, disponibilização de informações precisas para responsáveis e alunos, além de enviarem notificações por diferentes meios, que podem ser acessadas na palma da mão através de aplicativos.

Ter esse tipo de solução é essencial para se manter atualizado e investir em uma comunicação cada vez mais eficaz. Conheça as soluções da AIX!

A captação de alunos, mais do que um desejo ou necessidade, deve ser uma estratégia muito bem estruturada, pensando na satisfação de todos os envolvidos. Somente dessa maneira é possível obter retornos positivos no curto e longo prazos.