Dicas para a escola economizar em tempos de crise

Dicas para a escola economizar em tempos de crise

 
A crise econômica que atinge o país exige novas medidas de controle de gastos entre os gestores de instituições de ensino. As escolas estão passando por enormes desafios, entre os quais estão o aumento do custo operacional, o que inclui funcionários e materiais, e a redução no número de alunos, que acabaram migrando para o sistema público.

Segundo a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), as instituições privadas de ensino perderam entre 10% e 12% de suas matrículas apenas no ano de 2016. Essa é uma tendência nacional e que, infelizmente, deve se manter ao longo de 2017.

Diante deste cenário, a palavra de ordem para os gestores de instituições de ensino particulares é economizar, a fim de manter o equilíbrio das contas.

Gestores investem em Tecnologia da Informação para economizar

A gestão escolar com o apoio da Tecnologia da Informação (TI) vem crescendo amplamente. A virtualização de processos é a maneira mais adequada de reduzir custos.

Veja abaixo algumas mudanças que podem ajudar a manter mais dinheiro em caixa na sua escola:

1) Fazer o armazenamento de dados na nuvem e trocar arquivos físicos por arquivos virtuais, que são mais fáceis de serem acessados, mais seguros e que liberam espaço na infraestrutura da escola para ser utilizado em atividades realmente importantes.

2) Por meio de uma plataforma online, como um Portal do Aluno, é possível disponibilizar na internet o material didático dos estudantes, assim como oferecer testes de conhecimento, aulas de reforço e acesso virtual ao boletim e às informações de controle de presença, economizando papel e evitando impressões desnecessárias.

3) Economize nas compras materiais com a ajuda de um sistema informatizado de controle de orçamento, impedindo que o gasto com diversos produtos seja maior do que o planejado.

4) disponibilize aos seus potenciais alunos um sistema de matrículas online, otimizando o setor da secretaria responsável por atender os interessados em estudar na sua instituição de ensino.

6) informatize o processo seletivo, o sistema de concessão de bolsas de estudo e outras iniciativas que atraem novos alunos para sua escola, alcançando mais interessados e conseguindo novas matrículas gastando menos tempo e dinheiro com a organização de campanhas sazonais.

7) Ofereça aos seus professores e coordenadores uma plataforma virtual de trabalho, economizando papel e otimizando as atividades de sua equipe, tornando-a mais produtiva.

8) Envie os boletos de cobrança por e-mail, economizando papel e gastos com o correio.

Utilize um software completo de gestão escolar

A informatização dos processos de gestão é muito importante para economizar, mas é necessário contar com o suporte de um software completo. Ao realizar a modernização de sua força de trabalho, é fundamental concentrar as operações em apenas uma empresa fornecedora de soluções em tecnologia, investindo em um software desenvolvido exclusivamente para a gestão escolar. Com o apoio dessa tecnologia, as escolas conseguem controlar as seguintes áreas:

  • Acadêmica;
  • Pedagógica;
  • Administrativa
  • Financeira;
  • Matrícula Online;
  • Portal do Aluno, Pais e Responsáveis;
  • Contabilidade e Patrimônio;
  • Estoque e Compras;
  • Entre outras.

Escolher uma empresa de qualidade e experiente no segmento de soluções tecnológicas para a gestão escolar é primordial pois, além de adquirir um software completo, seus funcionários poderão receber o treinamento adequado para utilizar o programa na rotina administrativa e pedagógica da instituição. Fale com a AIX Sistemas e saiba mais!

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