Cuidados que toda escola deve ter com a segurança dos alunos

Toda escola é um ambiente de crescimento, desenvolvimento da cidadania e, principalmente, da construção do conhecimento. Este contexto é fundamental para a evolução de crianças, adolescentes e jovens e, por isso, deve contar com uma estrutura que favoreça a socialização, que preserve a dignidade dos estudantes e que zele por sua segurança e integridade física e moral. Você, como gestor escolar, deve empreender esforços para deixar sua escola mais segura.

Dentro do espaço educacional, os estudantes precisam se sentir seguros e amparados em todos os momentos. Para garantir essa segurança, as instituições devem adotar alguns cuidados essenciais, que passam por investimentos constantes na modernização dos equipamentos e tecnologias de controle de acesso e pelo treinamento da equipe.

Como tornar sua escola mais segura

Para que as instituições de ensino possam ser consideradas seguras, elas precisam avaliar todos os aspectos que devam ser melhorados para aprimorar os mecanismos de segurança e minimizar qualquer tipo de risco ao qual os alunos possam estar expostos.

Um dos pontos mais críticos é conseguir promover a proteção integral dos alunos dentro da escola e no entorno da instituição. Para isso, as tecnologias são essenciais, principalmente as que fazem o controle de acesso, garantindo que pessoas não identificadas fiquem impedidas de acessar o ambiente escolar, e também as câmeras de segurança com monitoramento remoto.

Uma iniciativa que tem obtido bons resultados no aprimoramento da estrutura educacional é a instalação de catracas com recurso de biometria. Além disso, as instituições têm hoje à disposição softwares qualificados de gestão escolar e tecnologias que aprimoram e agilizam a comunicação entre a escola e os pais, possibilitando a rápida e efetiva divulgação dos horários de entrada e saída dos estudantes, bem como de suas faltas.

A tecnologia favorece a gestão das instituições de ensino, além de transformá-las em ambientes mais seguros, onde pais se sentem tranquilos e os alunos protegidos.

Ao implementar um projeto de segurança, as escolas devem priorizar a estratégia de controle de acesso escolar informatizado, com catracas eletrônicas nas portarias, carteiras de identificação para alunos e funcionários e possibilidade de acesso apenas para pessoas autorizadas. Essa tecnologia permite que as instituições controlem melhor o registro dos horários de entrada e saída dos alunos e previne a evasão escolar e as faltas sem justificativa.

Conheça duas experiências de sucesso na implantação do controle de acesso da AIX Sistemas:

Prefeitura de Linhares: segurança no acesso e menos desperdício na cantina
– Sesc Roraima: controle de acesso com envio de SMS para pais e responsáveis

Por que investir em um sistema de gestão escolar?

A implantação de um sistema de gestão escolar agrega valor à imagem da instituição de ensino, pois demonstra um compromisso real com a segurança dos alunos. Para as escolas que desejam investir em segurança e ter uma tecnologia completa de gestão escolar, a AIX Sistemas oferece um sistema integrado, com diversos modelos de catracas eletrônicas com leitores ópticos ou biométricos, sistema de mensagens e notificações automáticas, registro da entrada, saída e atraso dos estudantes, comunicação imediata de ocorrências pedagógicas e disciplinares, controle de frequência, entre outras soluções que facilitam o dia a dia dos gestores das instituições.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo com a equipe da AIX Sistemas e entenda os benefícios do nosso módulo de controle de acesso escolar.

Related Post

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão
Fique à vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *