5 sinais que sua captação de alunos está errada

5 sinais que sua captação de alunos está errada

 
Não existe fórmula mágica para o marketing e vendas aumentarem o número de alunos da instituição de ensino. Porém existem ações e metodologias que diminuem as incertezas e provam o que está certo e o que está errado. Abaixo listamos os principais erros cometidos na hora de realizar a captação de alunos e como fazer para melhorar o processo:

1. Não saber o custo de aquisição de cada aluno

O primeiro ponto para iniciar uma captação de alunos de qualidade é saber quanto a instituição possui de orçamento para ações de marketing. Conhecer o quanto cada aluno custou para ser captado é o ponto básico para otimizar o processo. Com essa pesquisa é possível saber os melhores canais de comunicação e focar naqueles que geram o melhor resultado. Achar o custo de aquisição é muito simples, basta somar todos os gastos na captação desse aluno e dividir pelo número de alunos matriculados no final do processo.

2. Falta de segmentação

Segmentação deve ser a base do marketing da captação de alunos. Enviar campanhas e conteúdos que não são relevantes para os usuários além de não gerar impacto nenhum em vendas corre o risco de deixar sua instituição permanentemente na caixa de spam.

3. Retrabalho

Todo semestre o departamento de marketing da instituição precisa fazer a campanha toda novamente, não possui a lista de inscritos e não matriculados do semestre/ano anterior, não conhece os números finais da captação. Automatizar todo esse processo é necessário e reutilizar práticas já consolidadas dos últimos processos de captação é um ponto básico para diminuir custos e aumentar a receita.

4. Falta de sinergia

Os departamentos de marketing e vendas devem estar alinhados em todo o processo da captação. É necessário realizar uma segmentação entre leads e oportunidades para não sobrecarregar a equipe de vendas. Dessa maneira o comercial pode se concentrar em realizar um contato ativo com oportunidades realmente relevantes e aumentar a taxa de conversão da instituição de ensino.

5. Relatórios incompletos

Analisar o processo de captação é fundamental para o sucesso do projeto. Porém é necessário realizar a análise correta dos números. É preciso ter certeza que suas ações geraram resultados reais para a instituição de ensino e que os principais indicadores estão sendo mensurados corretamente. Um bom exemplo são relatórios de compra de mídia mostrando taxa de cliques e quantidade de cliques nos anúncios ao invés de mostrar taxa de conversão e quantidade de novos Leads.

Como a sua Instituição de Ensino faz a captação de alunos? Compartilhe sua experiência nos comentários.

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