7 Dicas rápidas para captar mais alunos através da internet

7 Dicas rápidas para captar mais alunos através da internet

 
Sua instituição de ensino utiliza a internet para captar mais alunos? Segundo estimativa da Nielson IBOPE existem aproximadamente 120 milhões de pessoas com acesso à internet no país. Esse acesso transformou o modo como consumimos qualquer produto ou serviço, inclusive como escolhemos onde estudar.

Para utilizar a internet como uma verdadeira aliada na captação de alunos, preparamos 7 dicas rápidas para você implementar na sua instituição de ensino:

1. Saber quantos alunos você possui e quantos você gostaria de ter

É necessário saber onde estamos e saber para onde queremos ir. Para isso é fundamental conhecer os números atuais de entradas de novos alunos na instituição e definir uma meta para a próxima entrada. Com esses dados em mãos é possível nortear todo o processo.

2. Fazer um estudo profundo sobre sua persona (público-alvo)

O segundo passo fundamental para uma ótima captação de alunos é conhecer profundamente sua persona. Baseada em pesquisas de mercado e em dados reais dos seus clientes atuais as personas definem a produção de campanhas e conteúdo segmentado baseados em necessidades específicas, comportamentos e hábitos.

3. Possuir um orçamento para marketing digital bem definido

Após conhecer quantos alunos você precisa ter e quem é esse aluno é necessário realizar ações para traze-lo até a instituição de ensino. Para isso deve ser definido um orçamento com o qual iremos criar campanhas digitais, otimizar o site da instituição, gerar conteúdo de qualidade, enviar e-mail marketing entre outras ações.

4. Criar um blog

A forma mais fácil e barata de atrair mais visitantes para o site da sua instituição de ensino é criando um blog institucional. Nesse blog você deverá postar conteúdos que são procurados pela sua persona eliminando as principais objeções. Além de atrair visitantes o conteúdo relevante transforma a instituição em referência no setor aumentando a autoridade.

5. Otimizar o site da sua instituição para capturar os dados do seu visitante

Um dos pontos mais importantes da captação de alunos é conseguir os dados desse visitante para criar um relacionamento em todo o processo de busca e conscientização. Para isso é necessário criar ofertas relevantes e landing pages estratégicas, como os cursos por exemplo.

6. Possuir um relacionamento com seu provável aluno durante todo o processo

Após conseguir o contato do visitante interessado a melhor maneira de mostrar que sua instituição de ensino é a escolha certa para ele é mantendo um relacionamento constante. Esse processo é otimizado com envio de e-mails com conteúdos relevantes e informações preciosas que irão ajudar e facilitar a vida desse provável aluno.

7. Analisar todo o processo

Saber se a máquina de captação está funcionando devidamente é necessário. Saber quais métricas seguir é extremamente importante para identificar exatamente os números corretos de todo o processo. Os principais indicadores para seguir são: quantidade de leads gerados, oportunidades enviadas para o time de vendas, visitas, custo por clique e custo por aquisição de novos alunos.

Como vocês podem ver o processo de captação é multidisciplinar, possui várias etapas e ferramentas necessárias para realmente fazer um trabalho de qualidade. Caso sua instituição de ensino não possua um bom departamento de marketing a melhor saída é contratar uma agência especializada em comunicação digital (leia também o artigo “Como escolher a agência certa para captar mais alunos“).

Como é feita a captação de alunos na sua Instituição de Ensino? Compartilha suas experiências nos comentários.

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