google-ads

Google Ads: melhore sua captação de alunos ao criar anúncios qualificados

O ramo educacional tem suas particularidades, mas trabalha sob uma lógica semelhante a outros negócios para ter sucesso e se desenvolver: captação e fidelização de clientes. O Google Ads pode contribuir muito para isso.

Existe até mesmo uma área dedicada especialmente à divulgação de empresas de educação. É o chamado marketing educacional.

A respeito disso, é preciso atentar-se para o fato de que trabalhar com pais e alunos dá uma outra configuração às campanhas, pois ambos os  públicos precisam ser considerados.

Os profissionais responsáveis devem estar cientes das particularidades que isso envolve, bem como terem os conhecimentos necessários para elaborar estratégias de anúncios de qualidade.

Prossiga a leitura deste texto para entender as peculiaridades do marketing feito para instituições educacionais e saber como fazer uma boa campanha de Marketing usando o Google Ads.

Entenda as diferenças do marketing educacional

Normalmente, quando se fala em técnicas de marketing digital, o foco é na compra e venda de produtos ou serviços impessoais.

Em outras palavras, as empresas costumam trabalhar com a comercialização de bens impessoais e serviços.

No entanto, no caso de empresas de ensino, o “produto” oferecido por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo e derivados não possui a mesma instantaneidade que uma peça de roupa, por exemplo.

A educação é essencial para o desenvolvimento de todo ser humano. Por isso, trata-se de uma área que pais e responsáveis tendem a investir a longo prazo, e para isso os diferenciais e valores da instituição também precisam estar claros.

Para se ter uma ideia da importância disso, a procura geralmente visa o desenvolvimento completo do estudante e, com isso, é comum o desejo e até casos de alunos que frequentam uma única escola ao longo de toda a vida escolar.

Isso aponta para o caráter imaterial das empresas de ensino, composto por fatores como:

  • Sociabilização;
  • Desenvolvimento da coordenação motora;
  • Alfabetização;
  • Noções de comportamento;
  • Adequações sociais.

Em suma, a escola é o primeiro lugar, depois do ambiente doméstico, em que as crianças e adolescentes aprendem a conviver em sociedade.

Portanto, as escolas e universidades precisam contemplar isso nas campanhas de Twitter Ads e Google Ads, afinal, deve-se ir além da compra pura e simples.

Saiba como captar alunos no Google Ads

As particularidades destacadas no tópico acima servirão como base para mostrarmos as maneiras de usar o Google Ads no marketing educacional.

Em primeiro lugar, é vital ter conhecimento sobre os recursos e funcionalidades que a plataforma de anúncios do Google apresenta.

Primeiramente, é preciso destacar que é possível criar anúncios para a rede de pesquisa, que aparecem nos resultados de busca; a rede de display, que são milhares de sites e blogs; o YouTube; os aplicativos e o Google Shopping.

Confira, a seguir, o que você deve fazer para ser bem sucedido utilizando o Google Ads na captação de alunos.

  1. Faça a segmentação do público

A definição prévia da audiência que vai ser alcançada pelo anúncio é um dos pilares do Google Ads.

Por isso, saiba exatamente que tipo de aluno você deseja impactar. Os alunos do ensino fundamental têm interesses e prioridades diferentes se comparados aos alunos do ensino médio.

O tom de voz e a identidade visual da campanha devem levar essas características em consideração.

  1. Crie landing pages

Costuma-se usar landing pages para oferecer descontos exclusivos e conteúdo direcionado em troca de dados do cliente. Esse é um tipo de estratégia de inbound marketing.

No caso do marketing educacional, é pertinente ter ofertas especiais para matrículas, condições de pagamento das mensalidades e informações detalhadas sobre o corpo docente e o horário de aulas.

  1. Pesquise palavras-chaves

Todo anúncio feito para a internet deve usar palavras-chaves, termos de alta densidade de pesquisa.

O objetivo é que o anúncio seja exibido para um número considerável de pessoas. Portanto, é preciso pesquisar o histórico de busca do público segmentado e empregar as palavras mais usadas por ele.

O título e o tom de voz adotados no anúncio também têm influência determinante na visibilidade dele.

  1. Saiba integrar formatos

Conforme foi apontado, o Google Ads possui 5 formatos padrão: rede de pesquisa, rede de display, YouTube, aplicativos e Google Shopping.

Para conseguir alta visibilidade, é indicado fazer o uso integrado dos formatos mais interessantes aos objetivos e metas da instituição de ensino.

Investir na rede de pesquisa e na rede de display simultaneamente pode ser um ótimo negócio.

Enquanto a primeira modalidade se baseia no tipo de busca feita pelo público no Google, a segunda possibilita que o anúncio apareça em sites e páginas variadas.

Captar alunos demanda planejamento

As dicas apontadas neste texto devem ser aplicadas com base em um plano de ação detalhado.

Faça o monitoramento constante dos resultados alcançados, como a taxa de cliques e o índice de conversão.

Assim, será possível fazer ajustes nos anúncios quando for necessário e a instituição de ensino poderá seguir relevante na web por mais tempo.