Site responsível

Site responsivo: minha escola precisa de um?

O site de sua escola é responsivo? Não se envergonhe em dizer que não sabe responder, caso não seja um profissional de marketing ou um webdesigner. Mas, aproveite a oportunidade para descobrir neste artigo o que é um site responsivo, suas vantagens e o que fazer para ter um.

Também conhecido como flexível, responsivo é quando o site se ajusta automaticamente à configuração do dispositivo do usuário (PC, celular, tablet etc.)

O formato de exposição da informação (textos e imagens) em um site responsivo é alterado com base no tamanho da tela em que está sendo exibida. Se o visitante tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam dando prioridade às informações mais importantes.

Sites de escolas que não são responsivos são de difícil visualização, ocasionando uma experiência ruim e limitada ao visitante.

Veja abaixo um exemplo de um site responsivo visualizado em um smartphone:

 

Aqui um exemplo de site que não é responsivo com péssima visualização em um smartphone:

 

Como saber se o site da minha escola é responsivo?

Basta acessar o site da sua escola através de um celular ou tablet e conferir se ele é responsivo, observando a navegação.  Se mesmo assim tiver dúvidas, existem alguns sites que ajudam você a fazer o teste.

Recomendamos que utilize o mesmo que utilizamos aqui na empresa:

http://responsivedesignchecker.com/

Logo na página inicial tem um campo onde você preenche o endereço do site que deseja avaliar e as opções de resoluções de tela para que simule como o site é visualizado em cada uma delas.

O que fazer para tornar o site da minha escola responsivo?

Depende! Em alguns casos é mais vantajoso o desenvolvimento de um novo layout do que a reprogramação do atual para que ele se torne responsivo. Vai depender da tecnologia utilizada, do relacionamento da escola com o webdesigner…

Nossa recomendação é que você converse como profissional responsável pelo seu site e juntos definam a melhor opção. Porém, não abra mão deste requisito que fará a diferença no relacionamento com seus alunos.

Um site responsivo custa mais caro?

Geralmente, não. A variação de preço está relacionada com a qualidade do serviço oferecido. Boas agências e bons webdesigners precisam manter-se atualizados com relação às tecnologias utilizadas em seus projetos e por isto não podem cobrar valores muito baixos. Vale a pena desconfiar de preços inferiores à média do mercado, pois o resultado pode não ser o desejado.

O principal motivo para o site da sua escola ser responsivo!

Hoje em dia, o site de uma escola deve ser muito mais do que um simples cartão de visita. Deve funcionar como ferramenta de atração e retenção de alunos e para isto precisa estar bem posicionado no Google.

No primeiro semestre de 2015, o Google anunciou oficialmente que os sites responsivos são priorizados em seus resultados de busca, a fim de garantir que os usuários tenham uma experiência positiva de navegação.

Desta forma, não resta dúvida da importância de se ter um site responsivo. Deixar esta decisão para depois pode representar baixas na captação de alunos.

O desenvolvimento de site responsivo é um dos serviços oferecidos pela AIX Sistemas. Quer um orçamento? Entre em contato agora mesmo.

Related Post

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão
Fique à vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *