posicionamento da gestão escolar

Como o posicionamento de mercado ajudará sua escola a sobreviver

O posicionamento da instituição de ensino é de suma importância para a sua sobrevivência. É por meio dele que a gestão escolar tem a oportunidade de mostrar todos os seus diferenciais, valores e atuação, atraindo as pessoas e se destacando em meio a tantas outras.

Em uma época em que a concorrência é bastante acirrada, não basta apenas oferecer qualidade. É necessário saber como mostrar todos esses pontos positivos cultivados pela instituição.

No entanto, essa não é uma tarefa fácil. É preciso todo um planejamento estratégico para que os resultados não sejam contrários ao que se espera. O posicionamento deve ser bem estudado, amparado por bases sólidas e voltado ao público-alvo da escola.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais pontos que devem ser levados em conta diante desse cenário.

Metodologia pedagógica

Um dos focos do posicionamento escolar deve ser a metodologia pedagógica. Mais do que nunca, as pessoas têm uma série de informações sobre quais são as metodologias educacionais existentes, como elas afetam o aprendizado dos estudantes e de que maneira elas contribuem para a formação do aluno.

Diante desse quadro, a instituição de ensino deve deixar muito claro qual é a sua metodologia, por que ela foi escolhida e quais são os resultados que têm sido colhidos ao longo do tempo. Depoimentos de profissionais renomados na área ajudam a legitimar essa escolha e trazem mais credibilidade a ela.

Além disso, também é algo relevante contar experiências acertadas a partir da utilização dessa metodologia. Histórias que aproximam a instituição do público-alvo chamam bastante a atenção. Procurar cases de sucesso de alunos que conseguiram ter a vida estudantil até mesmo transformada por uma determinada metodologia, é um passo válido para cativar o respeito das pessoas.

Tudo o que envolve essa abordagem deve ser muito bem embasado, até mesmo por questões históricas e sociais. Não se esqueça de nenhum aspecto que envolva a qualidade da metodologia e as características que a tornam verdadeiramente única entre as demais.

Localização geográfica

A localização geográfica é mais um relevante aspecto a ser explorado no posicionamento escolar. Uma boa localização costuma ser muito bem valorizada pelos pais e/ou responsáveis pelos estudantes, além dos próprios alunos.

Podem ser evidenciados vários fatores nesse sentido, como facilidade de acesso à escola, segurança do local, proximidade com lugares importantes, entre outros.

Muitas pessoas levam fortemente em consideração esses aspectos ao escolher ou até mesmo ao valorizar mais uma instituição de ensino em detrimento da outra.

Além disso, mostrar a própria estrutura escolar fisicamente também é algo que precisa ser feito. Uma boa localização se torna muito mais atraente se estiver aliada a mais fatores, como o bom aproveitamento do espaço, limpeza, disposição das salas de aula, entre outros.

Concorrência

Atualmente, são muitas as opções que as pessoas têm quando se trata de instituições de ensino. A dica aqui é não ser mais uma, mas saber se mostrar como a melhor escolha frente à concorrência.

Isso não precisa ser feito de forma direta ou agressiva, muito pelo contrário. É relevante reforçar o que a escola tem a oferecer sem desmerecer outras instituições.

Aqui vale contar com depoimentos de estudantes/responsáveis pelos alunos que mudaram de instituição e se sentiram mais satisfeitos, realçar a busca da escola por abordagens cada vez mais modernas, entre outros.

Nesse sentido, o que ajuda muito é mostrar, inclusive, como a escola lida com as novas tecnologias. Evidenciar que a instituição é atualizada e dispõe de tudo o que há de melhor em termos de avanços é essencial.

Valores e ideais

Outro ponto importante diz respeito aos valores e ideais da instituição de ensino. As pessoas, de modo geral, estão cada vez mais exigentes em relação aos produtos e aos serviços que elas consomem.

Hoje se fala muito em qualidade, mas também em investir nas marcas que têm responsabilidade social, que tratam positivamente de questões que impactam a sociedade de maneira geral.

Dessa forma, a escola deve se preocupar em cultivar os melhores valores e ideais e propagá-los em seu posicionamento. Evidenciar que não compactua com qualquer tipo de discriminação, como de orientação sexual, cor, gênero, classe social, entre tantas outras, por exemplo, é fundamental.

É importante lembrar, também, que não basta apenas divulgar esse tipo de pensamento. É preciso provar, na prática, que a escola realmente age de acordo com aquilo que ela defende.

Atividades escolares nesse sentido podem auxiliar bastante. Elaborar ações que ajudem o próximo e estimular os estudantes a executá-las também é de grande valia.

Diferenciais

Por fim, a instituição de ensino deve sempre procurar mostrar os seus diferenciais nos mais diferentes aspectos. É importante pensar não somente nas ações e abordagens de maior complexidade, mas também naquelas do dia a dia.

O corpo docente é treinado para lidar com quaisquer tipos de situação? Tem uma formação diferenciada? Tem boas histórias com os alunos, que podem ser contadas não somente no aspecto educacional, mas de formação de laços sólidos de amizade, respeito e carinho?

A instituição de ensino tem um atendimento diferenciado a todos os que a procuram? Trata com respeito e paciência as pessoas? Consegue resolver com rapidez e eficiência as demandas que chegam até a gestão escolar?

A escola conta com bons recursos tecnológicos? Está sempre atenta às novidades do mercado e escolhe as melhores para o local? Conta com um software de gestão escolar capaz de oferecer bons resultados em termos de organização, facilidade de comunicação, entre outros?

Essas e mais perguntas podem ser feitas na hora de pensar e retratar os diferenciais da instituição de ensino em seu posicionamento. Além disso, essas questões também ajudam a perceber algumas lacunas existentes e a preenchê-las devidamente.

O posicionamento escolar fará não somente com que o nome da instituição de ensino chegue a um número maior de pessoas, mas também contribuirá para que as informações a respeito da escola sejam transmitidas com qualidade e solidez.

Não se deve esquecer, ainda, que é importante mostrar as ferramentas que a instituição utiliza para se diferenciar entre as demais, como o uso de software específico para a área.