Descubra os principais recursos que um sistema de gestão escolar deve ter para facilitar a captação de alunos

Descubra os principais recursos que um sistema de gestão escolar deve ter para facilitar a captação de alunos

 
Houve um tempo em que ensino de qualidade era suficiente para uma escola se manter competitiva e lucrativa. Uma família satisfeita recomendava a escola para outra família e assim por diante. Atualmente, com a ampliação da quantidade de escolas aliada à crise financeira as escolas tem que desenvolver um plano de marketing capaz de proporcionar melhores resultados possíveis em termos de captação de alunos.

Assim, uma questão que deve ser considerada é quanto o sistema de gestão escolar contribui para o sucesso da captação de alunos. Neste artigo, você descobrirá se os recursos que seu sistema de gestão escolar lhe oferece estão lhe favorecendo.

Captação de alunos integrada com o site ou página de captura de emails

Difícil imaginar uma campanha de captação de alunos que não utilize recursos do marketing digital. Assim, é preciso que os dados sejam registrados com segurança no sistema. E que permita desenvolver ações como envio de e-mails e ligações telefônicas.

Alguns sistemas específicos para a área de marketing oferecem estes recursos, mas não são integrados ao sistema de gestão escolar. O fator negativo neste caso é a redigitação dos dados, causando o retrabalho. Havendo a integração, as informações coletadas vão direto para a base de dados do sistema de gestão escolar.

Uma situação que propicia melhores resultados é quando o sistema de gestão escolar oferece recursos próprios para a captação de alunos e registro dos dados dos interessados. Um bom exemplo é o ERP – AIX, sistema de gestão escolar que possui um módulo específico para registro de interessados e dos contatos realizados. Se desejar conhecer este sistema, o endereço do site é www.aix.com.br

Envio de e-mail ou SMS para interessados

Assim como é importante ter um sistema de gestão escolar que lhe permita captar e registrar os dados dos interessados em se matricular na sua escola, também é fundamental a facilidade de utilizar ferramentas de comunicação como envio em massa de e-mail ou SMS.

Quando você utiliza uma ferramenta externa ao sistema de gestão escolar, há a necessidade de exportar e importar os dados. Um bom sistema de gestão escolar possui este recurso incorporado a sua estrutura. Desta forma, facilitará bastante o trabalho dos profissionais responsáveis pelas ações de marketing da escola.

Relatórios de análise do perfil dos interessados

Informações como perfil socioeconômico, bairro em que residem, mídias que mais captam interessados são exemplos de dados importantes a serem analisados em uma campanha de captação de alunos. Um sistema de gestão escolar completo registra as informações e emite relatórios que facilitam a análise dos dados.

Registro dos interessados que entram em contato

Como é o processo em sua escola quando um pai ou mãe faz contato interessado em saber mais sobre a escola? Os dados de contato e demais informações sobre esta família são registradas em um sistema?

A falta de registro dos dados de alunos interessados em se matricular é um dos erros mais comuns nas escolas. As vezes investe-se muito em propaganda para atingir estes interessados e, com a falta do registro, eles passam pela escola e nunca mais são contactados.

Com um bom sistema de gestão escolar, sempre que um responsável contata a escola é possível registrar dados importantes. Além do histórico das conversas, a escola pode programar ações como  e-mail marketing, SMS ou ligações telefônicas no período das matrículas.

Quer conhecer outros recursos importantes em um sistema de gestão escolar?

eBook - 13 Recursos indisponíveis em um Software de Gestão Escolar

Related Post

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão
Fique à vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *