Hospedagem em Nuvem: O que é, quais as vantagens e benefícios para a Instituição de Ensino

Hospedagem em Nuvem: O que é, quais as vantagens e benefícios para a Instituição de Ensino

 
Nos dias de hoje, é imprescindível que as instituições de ensino possuam em sua estrutura uma TI eficiente, com respostas rápidas às demandas, com sistemas mais robustos, confiáveis e disponíveis. Além disso, é preciso crescer e ao mesmo tempo reduzir os custos tornando o desafio ainda maior.

A hospedagem em nuvem veio para facilitar a vida das empresas, mas afinal, você sabe o que é e para que serve? Conhece as vantagens e benefícios?

Quando falamos em hospedagem em nuvem, também conhecida como computação em nuvem, estamos nos referindo aos serviços que ficam hospedados na internet, como e-mails, aplicativos e outros dados.

Hoje em dia, todos nós usamos algum tipo de serviço que esteja hospedado na internet mesmo sem saber, e a tendência é que em alguns anos, todos os dados e arquivos estejam rodando em nuvem, não só no Brasil, como no mundo inteiro.

Com o crescimento dos dados e com o grande volume de informações, a maioria das empresas não conseguem hospedar internamente de forma segura, onde o alto custo para aquisição de servidores e equipes qualificadas se torna um problema, além da dificuldade da TI acompanhar o crescimento da empresa.

A solução para esses problemas é a computação em nuvem, que reduz o custo com mão de obra e a empresa só paga o que, de fato, irá utilizar, podendo aumentar e diminuir a configuração de acordo com a demanda. Também temos como benefícios, o acesso igualitário à tecnologia, onde no mesmo datacenter, é utilizado a mesma plataforma para empresas de pequeno, médio e grande e porte, além da garantia de que esteja sempre funcionando.

Falar de hospedagem em nuvem é falar também de segurança. Os dados de uma empresa são informações preciosas para uma boa gestão, e uma vez perdidos sem backup, a perda é irreparável. Guardar e assegurar que os seus dados estejam sempre protegidos de hacker e invasores não é missão fácil, e a hospedagem em nuvem oferece isso com vigilância 24 horas, também do espaço físico, o que é muito importante.

Esperamos ter contribuído para um melhor entendimento sobre a computação em nuvem, afinal ao reduzir custos em infraestrutura e mão de obra e aliviar a carga técnica da TI, significa melhor produtividade em questões mais estratégicas do negócio.

Quer saber mais sobre esse assunto? Não deixe de assistir esse webinar. É só clicar aqui!

Como é o armazenamento de dados na sua Instituição de Ensino? Compartilhe sua experiência nos comentários.

eBook - 13 Recursos indisponíveis em um Software de Gestão Escolar

Related Post

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão
Fique à vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *